53ª edição

13 A 23 DE AGOSTO DE 2025

PRÊMIO

KIKITO

O Kikito é o símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado, um dos mais importantes e reconhecidos prêmios do cinema brasileiro.

O nome do prêmio foi atribuído por Elisabeth Rosenfeld, artesã da cidade de Gramado, e responsável pela criação da estatueta com que são laureados os vencedores. Inicialmente, o Kikito era o símbolo da cidade e, mais tarde, tornou-se o troféu do festival. O Kikito é uma figura risonha, um "deus do bom-humor", com 33 centímetros de altura de bronze.



FILMES EM COMPETIÇÃO



LOCALIZAÇÃO 


PALÁCIO DOS FESTIVAIS

A casa do cinema brasileiro em Gramado. Assim é o Cine Embaixador, que passou a ser chamado de Palácio dos Festivais, por sediar há 45 anos um dos maiores eventos do cinema do Brasil e latino. São quatro décadas de tradição preservando a sétima arte e colocando Gramado no mapa cultural do Brasil e da América Latina.

Estrutura – Com detalhes em madeira incluindo o Kikito, a fachada do Palácio dos Festivais é em alvenaria e de estilo colonial. O Cine Embaixador tem capacidade para receber 1.100 pessoas e conta com uma programação semanal de filmes em exibição. Serve de bilheteria para espetáculos como o Natal Luz e o Korvatunturi, e atrações como o Snowland. Por sua excelente localização e estrutura confortável, também costuma sediar eventos privados (geralmente palestras).

Festival de Cinema – No mês de agosto todas as atenções se voltam ao Palácio dos Festivais por conta da realização do Festival de Cinema. Um tapete vermelho é estendido por toda a Rua Coberta até a entrada do Palácio dos Festivais. Filmes de curta, média e longa metragem ganham a tela e passam pelo crivo do júri técnico e também pela avaliação do público em geral, que costuma lotar a sala de cinema para conferir os filmes em competição, mas também para ver de perto as celebridades – uma tradição do Festival de Cinema de Gramado. Aos vencedores é dado o Kikito, troféu que representa o “Deus do Bom Humor” e foi criado pela artesã Elizabeth Rosenfeld.

Museu do Festival – Para quem aprecia história, cultura e cinema, não deve deixar de visitar a mais recente atração que está junto do Palácio dos Festivais. O Museu do Festival de Cinema fica no andar superior do prédio, e apresenta uma moderna estrutura que conta a história deste grande evento. Uma cafeteria com vista para a Avenida Borges de Medeiros é mais um atrativo do local que vale a visita.

Natal Luz – Além de funcionar como bilheteria central do Natal Luz, o Palácio dos Festivais sedia uma das atrações mais esperadas do evento: o Show de Acendimento, que é quando milhares de luzes são acesas no Centro da cidade. O espetáculo ocorre às 21 horas e é sempre muito aguardado pelo público, que toma conta da Avenida Borges de Medeiros para acompanhar de perto a encenação teatral que acontece no Palácio dos Festivais.

Caminho das Estrelas – em frente ao Palácio dos Festivais foi criada o Caminho das Estrelas, fazendo uma alusão a famosa Calçada da Fama, de Hollywood. No Caminho das Estrelas estão gravadas as mãos de alguns artistas brasileiros (e de algumas personalidades que não são artistas!). Em uma breve caminhada pela calçada em frente ao cinema é possível conferir estes registros.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2.697, Centro, Gramado - Rio Grande do Sul   E-mail: festivaldecinema@gramadotur.net.br 


CANAIS DE COMUNICAÇÃO


NOSSO AGENTE DE VIAGENS ESTÁ PRONTO PRA LHE RECEBER!

ENTRE EM CONTATO SEM COMPROMISSO E TIRE SUAS DÚVIDAS!


LOCALIZAÇÃO

CACHOEIRA DO SUL / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL

Cachoeira do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul situado na região central e a 196 km de Porto Alegre (capital). Ela ostenta o título de "Capital Nacional do Arroz" devido aos laços históricos com esse cultivo. Em comemoração a isto, a cidade sedia a Feira Nacional do Arroz (FENARROZ), sendo o maior evento orizícola das Américas e o segundo maior do mundo. Além disto, o município se destaca com atividades religiosas como a romaria 'Maria Mãe do Redentor", que atraiu 50 mil pessoas na última edição em 2024, e o centro mediúnico do médium Marlon Santos, que historicamente recebeu e vem recebendo excursões de todo o país. Além do arroz, a cidade virou referência no cultivo da noz pecan e especialista na gastronomia produzida através dessa oleaginosa. Conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, a sua população gira em torno de 80.070 pessoas e ocupa a 24º posição do ranking populacional do estado. A faixa etária que mais prevalece é a dos 55 aos 59 anos, sendo 3063 mulheres e 2684 homens. A taxa de pessoas ocupadas ficou em torno de 24,21% com 19.383 pessoas, e a de idosos de 16,80% com 13.453. O município possui 879 docentes e 11.318 estudantes matriculados do ensino fundamental ao médio. Além do ensino básico, a cidade se tornou polo e referência do ensino superior na região central do estado, devido a instalação do novo campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Aberta do brasil (UAB), universidades privadas como a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e o Grupo Educacional Uninter (UNINTER).